sábado, 17 de setembro de 2011

O CLUBE RECREATIVO

Trinta dias antes do Carnaval, reuníamos um grupo de jovens e, toda as noites, íamos ao Clube para preparar o salão.
O teto era todo decorado com serpentinas das mais variadas cores, cobrindo-o totalmente. Em seguinte, com centenas, talvez milhares de bexigas multicoloridas, completava-se o enfeite do teto.
Eram 30 maravilhosos dias, pois além do alegre trabalho, tornava-se o pretexto para os jovens, quase todos, ficarem com suas namoradas todos os dias à noite ( naquele época os pais só deixavam namorar nos fins de semana).
As lojas da cidade  eram também decoradas com motivos carnavalescos e expunham, nas vitrines, fantasias de Pierrô, Colombina, confetes, serpentinas e um grande número de lança perfume Rodouro, em latas, que eram por todos usadas nos beiles, deixando o salão perfumado e, alguns foliões, um pouco mais entusiasmados.
As bandas eram formadas por músicos extremamente competentes, geralmente compostas por mais de quinze músicos e dois ou três vocalistas. Elas só tocavam marchinhas e alguns sambas famosos.
O início dos quatro dias de Carnaval era precedido por um dia do então chamado Grito Carnavalesco. O salão ficava completamente lotado, com todas as mesas ocupadas – eram 45 – e sempre iniciava com a banda tocando a música “Viva o Zé Pereira”. No último dia, exatamente às 4 horas da manhã, o baile era encerrado com a mesma música.
Na ressaca da quarta-feira havia um grupo que preparava um jantar para então, na quinta feira, encerrar o Carnaval. Mas, no sábado seguinte, iniciava-se novamente a programação festiva do Clube Recreativo.
Assim era, mais ou menos, o Clube Recreativo.
É importante lembrar que o atual Recreasta é resultado da fusão do Recreativo com a Asta ( Associação Simomense de Tiro ao Alvo )
A Asta era um belíssimo clube com área de laser, piscinas, campo de futebol, bar, e os estandes de tiro ao alvo, na época, eram  considerados como uns dos melhores do interior de São Paulo; São Simão ocupava os terceiro lugar no  ranking  do Estado.
No tiro de carabina destacavam-se Jacomo Copello, Hildo Benedito Machado e Duvaldo Grassmann e,  no revolver, Amadeu Geraigire.

SAMIR GERAIGIRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário