sábado, 19 de novembro de 2011

A FALTA DE CONSCIÊNCIA É UMA TRAGÉDIA

Todos os dias vemos na imprensa as mais diversas comemorações. Presidente, Governadores, Prefeitos, Deputados, Senadores, enfim todos, pulando como cabritos comemorando que a abertura da Copa será na cidade X, a final na cidade Y, que o estádio do time tal está com a construção muito lenta, se dará tempo?, se não dará?, que o estádio que estava orçado em 400 milhões de reais foi para 1 bilhão de reais – e se comemora isso-,  se o petróleo do pré-sal a ser explorado ficará com os três estados produtores ou se os royalties serão divididos com os outros estados conforme proposta dos deputados e senadores – aí os que queriam só pra si choram, fazem passeadas, dizem que não terão dinheiro , que as escolas e os hospitais irão fechar mas não cogitam, de forma nenhuma, dizer que a Copa, o Carnaval ou outras festas não serão realizadas; puro terrorismo.
Nunca vimos todos pulando como cabritos anunciando que, a exemplo da Copa, conseguiu-se resolver os problemas da Saúde; que o Brasil sendo a 7ª potência mundial também é a 7ª no IDH ( Índice de Desenvolvimento Urbano) e não a 84ª como é hoje.
Esse mesmo jornal informa que os órgãos de fiscalização do governo descobriram que só este ano foi roubado do dinheiro público 82 bilhões de reais e isso só com a fiscalização de grandes contratos.
Depois disso, o mesmo Jornal Nacional traz a notícia que uma senhora grávida de gêmeos e com ruptura de uma das bolsas prematuramente, após uma luta hercúlea conseguiu arrumar um hospital a 600 km de distância de sua casa que tinha a necessária UTI neonatal mas que, em virtude da demora no atendimento, tanto ela quanto os bebês contraíram infecção e corriam risco de morte. E isso aconteceu no sul do país, imaginem o que acontece no nordeste.
Seguindo o noticiário temos uma reportagem sobre hospitais em todos os estados sem as menores condições de atendimento com equipamento de Raios-X quebrados, sem UTI, sem leitos suficientes, todos sujos, com pessoas sofrendo em macas pelos corredores imundos, com falta de remédios, com aparelhos de Tomografia e outros mais encaixotados há vários anos, enferrujados e amontoados.
Enfim, vem à minha mente o historiador romano Juvenal que registrou que para o povo pastava pão e circo.
Recuso-me a aceitar que hoje essa máxima ainda persista mas ouço-a todos os dias na rua porém, acho que é por pura revolta e com razão; há muita consciência mas só isso não basta, é preciso reagir pois, caso contrário o que sobrará será a falta de consciência, o que é uma tragédia.                                               
   SAMIR GERAIGIRE ( Leia esse  e outros artigos em WWW.samir-pontodeencontro.blogspot.com )

Nenhum comentário:

Postar um comentário