terça-feira, 23 de agosto de 2011

AFINAL, ONDE É SÃO SIMÃO?

Um fato ocorrido há alguns dias atrás me fez lembrar que no fim da década de 70 eu, como Presidente da Câmara Municipal, Oswaldo Rodrigues como Vice-prefeito e o Padre Plínio Toldo, como Prefeito de São Simão, fizemos um esforço enorme para conseguir integrar nossa querida terra, nossa cidade, numa só comunidade.
Naquela época havia uma grande rivalidade entre os bairros de Bento Quirino e o Centro. Muitas são as teorias sobre os motivos que criaram  essa rivalidade ou incompatibilidade , mas que agora não vem ao caso ( cada um tem sua própria teoria).
Participaram desse trabalho muitas pessoas tanto de cá como de lá e, por medo de esquecer alguns, não citarei nomes. Mas, um fato sou obrigado a citar, já na década de 80, então como Prefeito de São Simão, promovi um encontro entre as duas comunidades e acho que aí então solidificamos nossa proposta de união.   O objetivo era fazer um trabalho conjunto para arrecadar fundos para a Santa Casa e a minha esposa Rosana, como presidente do Fundo Social de Solidariedade com a ajuda do nosso saudoso e querido amigo Wilsinho Bordignon (que sempre nos ajudou aqui e em São Paulo, por puro amor à terra) criaram  o lema  “Por uma Santa Causa”.
Na época a Provedoria da Santa Casa era exercida, com grande competência, por Tuffi Antonio Jorge.
Promovemos uma passeata cujo encontro final entre lá e cá, se não me falha a memória, foi na Praça da República.
Do bairro de Bento Quirino vinha no comando e à frente dela, o meu amigo Dr. José Querido. Foi um congraçamento espetacular, a união foi perfeita e o resultado excepcional. Foi um dos dias mais emocionantes que tive como Prefeito.
Mas, vamos ao fato que me fez lembrar tudo isso. Estava mostrando São Simão para um parente que me visitava, quando parei numa rua do Jardim das Américas, mais precisamente, em frente à mercearia do Tamborim e desci para comprar pão. Meu parente ficou na calçada, perto de um grupo de senhoras e ouviu o seguinte diálogo:
- Fulana, eu vou pra Ribeirão Preto hoje no ônibus das 13 horas, você não quer vir comigo?
Ao que a outra respondeu:
 - Não posso, tenho que ir para São Simão.
Ao voltar para o carro, meu parente disse-me:
- Você me disse que aqui era São Simão.
 Eu prontamente respondi:- Claro que aqui é São Simão.
Ele então, rindo, disse-me:
- Você está me mostrando outra cidade e falando que é São Simão.
 E aí, contou-me o que tinha ouvido, ou seja, alguém do Jardim das Américas dizendo que viria para São Simão. Seria como alguém que morasse no bairro do Ipiranga em Ribeirão Preto e dissesse para o vizinho que tinha que ir, à tarde, para Ribeirão Preto.
Ele achou fantástico e eu não soube explicar o porquê das pessoas dizerem assim, como se morassem em outra cidade.
Então,  acho que já está passando da hora de fortalecer nossa cidade para evitar que esse tipo de colocação progrida dividindo cada vez mais nossa comunidade. É preciso que todos estejam de mãos dadas, com um só objetivo – UNIÃO- pois sem ele vamos perdendo nossa identidade que é muito importante.
Assim, apresento um início de atitude que pode ajudar. Primeiro: onde começa e onde termina a zona urbana da nossa cidade? Obviamente começa na rotatória que divide Jardim Brasil, Jardim das Américas, Bento Quirino e Distrito Industrial  e termina, no fim da rua Garcia Duarte, na saída para Santa Rosa de Viterbo. Essa é uma pequena lembrança que faço a todos os simonenses mas, não podemos esquecer, que é a soma das pequenas coisas que fazem a grande diferença.
Portanto, que tal se tirarmos a estátua de São Simão e as palavras SÃO SIMÃO da rotatória que encontra-se no final da Av. Dr. Marino e colocá-la no seu lugar de direito, ou seja, no início do perímetro urbano que é na primeira rotatória que está na SP 253, na Av. Nicarágua?
Afinal, onde fica São Simão?
Em tempo: a rivalidade já não existe mais.
                                                                                                Samir Geraigire.




           
          

Um comentário:

  1. Boa a observação! apesar de não ser nascido simonense, estou com residencia desde os 8 anos de idade, hoje me considero simonense de coração e concordo com as posisões do autor, conheço a história desde que o pe.plinio era somente padre e lecionava na Antiga Escola Agricula ,onde a maioria das pessoas citadas fizeram parte de seu corpo docente, Sr. Munir , Tuffi , conheci Francisco dos Santos,a qual rendeu a homenagem de todos e Etc hoje leva seu nome . Muitas coisa mudaram nestes anos , saudades, nostalgia, realmente havia esta rivalidade citada , mas foi conforme descrito pelo amigo Samir, que se findou! pelas suas mão , foi criado o Jardim Brasil, e por assim dizer aumentando e quase se juntando a Bento Quirino ! Sim, Bairros que fazem partede São Simão, assim como Jd. das Américas, Jd. Claudia Prado e outros ! Graças aos seus Prestimos como Prefeito, temos o Ginasio de Esportes, onde eram realizados grandes Eventos ,como o FESICA (Festival Simonense da Canção)que movimentava nossa cidade e descobria Grandes Talentos da nossa região, enfim , porque as palavras SÃO SIMÃO , esta somente na rotatória da Av. Dr. Marino e não na Rotatória da Av. Nicaragua Que liga Bento Qiurino, e demais bairros já citados? Desconsideração, pois estes bairros sairam gente ilustre no cenário da politica desta pequena , mas grandiosa cidade !Podemos citar as Familias , Tubero, Pacheco ,Zampieri,Bordignon , Rodrigues, etc...., e outras que se for elencar todos.. este comentario não mais terminaria.
    Me despeço , agradecendo a oportunidade e feliz por encontrar alguem que realmente se preocupa e consegue ver , alem dos fogos de artificio!
    Abraços !

    ResponderExcluir